Ontem assisti o tal polêmico filme da Netflix, que vem deixando muita gente indignada, infelizmente pelo motivo errado.
O erro começa com os ataques à Netflix e aos criadores do longa por erotização de crianças e por disponibilizar o filme na plataforma, por ser uma "má influência" às crianças. Sério gente? Tudo que está disponibilizado no Netflix ou em qualquer plataforma é um conteúdo adequado para crianças verem? Este filme, assim como todos, tem uma classificação indicativa. Não é um filme infantil. Portanto, se uma criança menor de 16 anos assiste, quem está sendo negligente são os seus responsáveis e não a plataforma.
Este filme é uma critica e não um incentivador. Ele aborda um tema que precisa sim ser discutido. O filme mostra três gerações de mulheres vivendo no mesmo tempo, numa época em que as pessoas são influenciadas por redes sociais.
Claro que no caso da mãe e da tia, isso não fica tão evidente, porque o foco é justamente mostrar o quão perigoso isso pode ser nas mãos de crianças cuja estrutura familiar é frágil.
Fica claro que os pais dessas crianças são pais ausentes, o filme retrata isso diversas vezes. Essas crianças estão em transição da infância para a adolescência, ainda não entendem o seu corpo e as mudanças que estão acontecendo nele. Ao mesmo tempo, são bombardeados com conteúdos digitais sem filtro, exposição em redes sociais, e sem ninguém para orientá-las, para conscientizá-las que esse comportamento não é adequado para a sua idade, essas crianças acham sim que isso é normal.
O filme choca por que é um tapa na cara de uma sociedade hipócrita, que deu palco para Mc Melody que se comportava da mesma forma quando tinha apenas 8 anos, hoje tem 13 com a mesma estética das meninas do filme. Portanto, o filme dá um sinal de alerta, para que as pessoas analisem o tipo de influência que as crianças têm neste cybermundo e se há um acompanhamento, um filtro disso. Que durante esta transição em sua vida, as crianças precisam sim ter uma educação sexual, ser conscientizados, para não se exporem, não iniciarem uma vida sexual precoce, correndo riscos.
Um tio estupra a sobrinha desde os 6 anos de idade, que engravida com 10 anos, e a menina é mais atacada que o tio. Isso que deveria gerar revolta.
Então minha gente, acredito que o problema esteja na sociedade e não no filme ou na plataforma. Estes só escancararam o que está acontecendo do lado da sua casa, ou dentro dela.
Duas dicas:
1- Não criticar sem assistir o filme inteiro.
2- Compreenda que isso é um filme, que as crianças protagonistas são atrizes profissionais, que têm todo acompanhamento psicológico profissional e que sabem distinguir ficção de vida real, elas estão ali interpretando. Foque na mensagem do filme.