O verdadeiro nome do escritor Marcos Rey era Edmundo Donato.
Ele nasceu em 1925, na cidade de São Paulo, e desde criança conviveu
com livros, já que seu poi era gráfico e seu irmão mais velho era escritor. E isso com cer teza deve tê-lo ajudado a escrever seus muitos livros (só na Série Vaga-Lume são quinze), com histórias interessantes e divertidas que sempre encantam os jovens. Marcos Rey faleceu no dia 1° de abril de 1999.
O menino que adivinhava é um livro infantojuvenil do escritor brasileiro
Marcos Rey, publicado em 2000 e faz parte da Série Vaga-Lume Júnior.
O livro conta a história de José, um garoto que não tinha notas muito boas
na escola. Certo dia ele tirou nota máxima nos exames, ele apenas disse que adivinhou tudo o que estava na prova. No decorrer do livro José descobriu que tinha o dom de adivinhar.
Certo dia ele e sua amiga Fla foram ao shopping fazer uma curta
entrevista a um ator de novela muito famoso que estava lá e no meio da entrevista José adivinhou aleatoriamente que o helicóptero do ator iria cair. No dia seguinte o helicóptero do ator realmente caiu e José ganhou muita fama por causa disso.
Vários entrevistadores foram a casa dele para entrevista-lo e saber se ele
realmente tinha o dom de adivinhar. Chegou uma moça perguntando se ele podia adivinhar onde estava seu filho que foi sequestrado, ele supostamente adivinhou o local e foram atras. E ele estava certo.
Um dia José estava saindo da escola e foi sequestrado, ele foi levado para casa dos sequestradores e eles queriam saber as dezenas de um jogo. Os sequestradores deixam José ligar para casa e ele fala com seu irmão dando uma dica a ele. Seu irmão fala com a polícia que vai atras de quem ganhou o prêmio e prende os sequestradores.
José acaba perdendo o dom de adivinhar e volta a ser um menino normal.