O maior escritor do Brasil, Graciliano tem nesse livro o poder de te transportar para um mundo de sofrimento, pequenas alegrias, inocência dos brutos, singeleza de sentimentos, coisas miúdas da vida cotidiana do sertanejo, da miséria causada pela seca, causada pelo Estado, pela ausência do Estado. Presente uma esperança, num futuro incerto que todo personagem desse livro gigante tem... "Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes..." Eu estava lá, eu vi acontecer a morte da baleia, pelas mãos de Graciliano eu estava lá.