Atรฉ vale a pena assistir Avatar A Lenda de Korra (AK), se nรฃo tiver nada melhor pra ver, mas nem se compara ao Avatar: A lenda de Aang (AA).
No primeiro avatar, a gente tinha toda a progressรฃo do personagem tanto no aprendizado das dobras, quanto no seu desenvolvimento intelectual e emocional lidando com suas responsabilidades e como equilibrar o poder na balanรงa entre combater o mal x salvar pessoas x convencer os inimigos a mudar x a importรขncia das pequenas lutas, lidar com o ocorrido com seu povo, sua ausรชncia por 100 anos, o contexto de dominaรงรฃo da naรงรฃo do fogo durante seu retorno, chegando ao รกpice que foi a decisรฃo final sobre o senhor do fogo. Havia tanto conflitos locais que duravam uma temporada quanto um conflito geral que se estendia por toda a sรฉrie. Jรก no AK nรฃo existe um conflito maior que conecte todas as temporadas da sรฉrie e mostre uma progressรฃo de personagem, apenas uma avatar que aprende tudo rรกpido, suas dificuldades duram no mรกximo 2 episรณdios para serem superados e quando ela claramente precisa agir como avatar pra colocar pessoas de poder no seu devido lugar (jรก que o avatar tambรฉm รฉ polรญtico), ela literalmente dรก as costas pra tudo e vai pra uma nova aventura. Ela vรช os nรฃo dobradores sofrendo nas mรฃos dos dobradores, mas nรฃo vemos uma real intervenรงรฃo do Avatar e desdobramentos significativos nas temporadas seguintes, ela vรช o povo do anel inferior da naรงรฃo da terra sofrendo nas mรฃos da rainha da terra e age com clara indiferenรงa jรก que a real mudanรงa sรณ ocorreu na terceira temporada por causa de um personagem que nรฃo dรก nem pra chamar de vilรฃo (aliรกs dificilmente dรก pra chamar qualquer um ali de vilรฃo jรก que eles tinham uma razรฃo decente pra justificar suas aรงรตes) e pelo que assisti da quarta temporada, nenhuma mudanรงa realmente vai acontecer pro povo do anel inferior, vรฃo continuar sendo explorados e passar mazelas pra sustentar um governante e nenhuma atitude serรก tomada pelo avatar.
E existem muitas outras nuances que tornam esse avatar muito inferior ao antecessor, muitos envolvendo a progressรฃo dos prรณprios personagens secundรกrios e suas decisรตes num momento de caos (como na queda da rainha da terra que Bolin e o seu irmรฃo vรฃo resgatar sua famรญlia pra sair dali, mas se esquecem dos demais moradores da regiรฃo imersos na anarquia - coisa que Sokka e Katara jamais fariam. Deixando implรญcito que sรณ sua famรญlia tinha alguma moralidade ali e o restante dos moradores eram iguais aos moradores dos aneis superiores, sรณ que sem oportunidade para fazer o que os outros faziam), mas sinceramente รฉ muita coisa pra escrever.
Em resumo: Aang precisou vencer um genocida no รกpice do controle mundial e reorganizar todo o mundo pra ganhar uma estรกtua, a Kora sรณ precisou derrotar uns caras que queriam matar 4 reis e deixar o povo viver como quisesse no ancapistรฃo pra ganhar a dela (e a essa altura ela ainda estรก completamente perdida como Avatar).