Achei o livro excelente! Muitas críticas sobre como o livro é caricato e novelesco, e acredito que era pra ser assim mesmo, o que muito me agradou. O que é a poesia se não o uso de palavras bonitas para enfeitar os fatos simples da vida?
A história é muito boa em mostrar o melhor e o pior dos personagens. O amor de Venâncio e aquilo que não escapou de ser, apenas era, ante os abusos do pai. A doçura de Dalva e o seu tratamento de silêncio, preferiu continuar na dor para castigar o marido. A coragem de Lucy em ser o que queria ser, frente ao seu egoísmo.
As cenas de sexo passam a exata sensação de estar na presença de alguém tão escancarado quanto Lucy, constrangem. Os incomodados com o sentimento que o livro passa me lembram as beatas do próprio livro.
Enfim, o final agridoce demonstra tudo aquilo que os sentimentos são: Rio. Apenas correm, não há escapatória. A vida não é o bem contra o mal, é o bem e o mau, juntos. Se é certo ou errado o final feliz do casal, aí é outra história.