O livro é extremamente eugenista e preconceituoso, é algo terrível.Esse livro prova que Monteiro Lobato era uma pessoa terrível,mesmo que sendo um escritor conhecido.Uma curiosidade é que as editoras estadunidenses se recusaram a publicar o livro lá,o Monteiro Lobato se lamentou de não ter levado seu trabalho lá antes e que deveria ter ido na época que linchavam os negros.