É um filme sensacional, muito nostálgico, inspirador e forte ao mesmo tempo. Todas as sensações (e desconfortos) que a Barbie passa ao vir ao mundo real acontecem com frequência com as mulheres no mundo real.
Vi vários comentários de pessoas falando que o filme é uma "lacração feminista", e discordo completamente. As pautas que o filme aborda são temas que acontecem nos cotidianos das mulheres, e a Barbie foi, e provavelmente é, o brinquedo que continua empoderando meninas para brincarem de outras coisas que não sejam "cuidar de casinha".
O filme pode ser todo em cor de rosa, mas tem várias camadas de entendimento e possui crÃticas ferozes ao sistema patriarcal. As mulheres ainda são a minoria em cargos de liderança. O Brasil atingiu o recorde de feminicÃdios em 2022. A equidade salarial foi implementada por lei no paÃs apenas esse ano, pleno século XX, em 2023.
Refletir sobre a valorização da mulher e sobre como nós sofremos uma grande carga emocional, de tarefas, de padrão de beleza, de violência e de expectativas são, sim, temas importantÃssimos a ser discutidos, e a Barbie trouxe eles para as telas de cinema para lembrar antigas e novas gerações o quanto é preciso ser forte para ser mulher.