Apocalypse Now” (1979), adaptação do livro “Heart of Darkness” de Joseph Conrad é uma verdadeira obra-prima da sétima arte, com direção de Francis Ford Coppola e estrelado por atores de peso - com atuações extraordinárias -, como Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen.
Atualmente é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.
O filme é ambientado na Guerra do Vietnã e tem no seu personagem central, Benjamin Willard (Martin Sheen), capitão de uma força de elite do exército americano. Willard tem a missão de matar o renegado e presumido insano Coronel Walter Kurtz (interpretado brilhantemente por Marlon Brando), das Forças Especiais. Kurtz, no passado um soldado brilhante, aparamente enlouqueceu e comanda seu próprio exército como um semideus.
O elenco grandioso, conta ainda com as presenças dos então ainda iniciantes no cinema, Harrison Ford, no papel do Coronel Lucas, das forças de inteligência do exército dos EUA e Laurence Fishburne, como “Mr. Clean", um dos soldados que fazem parte dos tripulantes do barco que leva o Capitão Willard através de sua jornada em busca do insano Kurtz.
Uma das músicas usadas como trilha sonora na cena do barco é “ I Can't Get No Satisfaction “, dos Rolling Stones. É uma das cenas icônicas do filme. Na cena, Mr.Clean segura um rádio de pilha e de repente começa a tocar “Satisfaction”. Ele começa a dançar em cima do barco e paralelamente aparece o soldado Lance Johnson (interpretado por Sam Bottoms) que era surfista profissional antes da guerra, sendo puxado num esqui aquático pelo barco que os conduz através do rio que os levará à selva fechada. A cena é surreal!
Outra cena icônica é o vôo razante de um esquadrão de helicópteros, comandado peloTenente-Coronel Bill Kilgore (interpretado também brilhantemente por Robert Duvall), que ao som de “ As Cavalgadas das Valquírias “ (saindo dos alto-falantes dos helicópteros), de Richard Wagner, ataca uma aldeia vietnamita, lançando bombas de Napalm, causando um efeito espetacular na cena.
Porém, minha cena favorita é quando Kilgore, um aficionado pelo surf, ordena que um grupo de soldados, entre eles o surfista Lance, surfem nas ondas do Rio Nung. Na cena, Kilgore está em terra, com um megafone em mãos, gritando ordens para os soldados em suas pranchas de surf, que deslizam sobre as marolas do rio, em meio a um fogo cruzado de balas e bombas lançadas contra eles pelos Vietcongues. Em meio a toda essa loucura, Kilgore parece indiferente a tudo que acontece em volta de si, se atendo apenas a curtir os soldados surfando, apesar do medo estampado nas faces dos soldados em sua volta.
É ainda nessa cena que Kilgore expressa o seu amor pelo cheiro de napalm (tipo de bomba incendiária alimentada por gasolina de aviação, que eram lançadas pelos caças americanos):
"Smell that? You smell that? Napalm, son. Nothing else in the world smells like that. I love the smell of napalm in the morning. You know, one time we had a hill bombed, for 12 hours. When it was all over, I walked up. We didn't find one of 'em, not one stinkin' dink body. The smell, you know that gasoline smell, the whole hill. Smelled like… Victory. Someday this war's gonna end…"
Traduzindo em resumo:
... Adoro o cheiro de napalm pela manhã, ... cheira ... como ... vitória! “
A trilha sonora é espetacular! Além das já citadas, destaque ainda para "The End", do Doors e "Susi Q", do Credence Clearwater Revival.
E então, está esperando o que para assistir? Já foi lançada inclusive uma versão em UHD 4K.