[Com spoilers]
Verdadeiro e necessário! A obra ilustra, a partir de um conceito surreal, a maneira suscetÃvel como as pessoas se deixam induzir pelo que não é real, ou por aquilo que é apresentado a elas. Nada mais atual do que o contexto onde despejam uma infinidade de ideias, conceitos e produtos que a maioria assimila de forma consciente ou não.
Retrata bem o encantamento inicial do protagonista (Cage perfeito, digno de Oscar) quando todos sonham com ele (que passa de subcelebridade a monstro), recaindo no assombro quando tudo se transforma em pesadelos, inclusive dele próprio. O potencial marketing existente na ideia influencia a todos e a ele próprio, cada vez mais passivo diante de tudo, perdendo inclusive o casamento. Mostra também a bola de neve em que uma ideia se desdobra como produto a ser assimilado pelas massas (virando, literalmente, um produto que nos permite invadir sonhos alheios) . Um verdadeiro pesadelo surrealista onde o protagonista é engolido e é inerte ao tentar escapar (aceitando, inclusive, a troca do nome do próprio livro, reduzido e editado). Retrata também por tabela o "efeito manada", a cultura de cancelamento.
Num mundo onde sobra pouco espaço à s ideias e ao senso crÃtico , que cede lugar a um terreno imagético onde tudo está pronto, mastigado, não é necessário pensar sobre os absurdos do cotidiano, por maiores que sejam. Um humor absurdo e bem elaborado, que nos incita à reflexão). Genial, gostei muito.