Ler a obra de JR Tolkien é um privilégio edificante que recomendo a todos, antes mesmo de assistir qualquer adaptação.
Lembro quando fui assistir "A Sociedade do Anel" e em suas quase 3 horas de projeção, ficou a recordação de uma experiência INCRÍVEL!!!
Afinal de contas...
O que é BOM... é ETERNO!!! Simples assim.
Agora quanto a série...
Triste gastarem tanto dinheiro para fazer algo tão tosco e efêmero. A série busca de maneira extenuante, sua energia ao se inspirar na beleza e magia do universo de Tolkien... mas para por aí e só!
Em poucos minutos, os criadores mostram todo desperdício de possibilidades e criam algo visualmente bonito, mas que não é Tolkien: é um trabalho preguiçoso, de uma narrativa pueril, sem conteúdo, sem direção... que não tenta, não se esforça (ou não quer mesmo) ser fiel a obra de Tolkien e confesso que não entendo isso. Porque a Amazon não desenvolveu sua própria história, criando algo parecido ou similar, tipo um "Dungeons & Dragons" ?
Seria bem mais honesto na relação deles com seus assinantes. Infelizmente, parece que ser justo, respeitoso e fiel à obra não é o objetivo. Mas sim, lucrar e lacrar a qualquer custo.
E a qualquer custo mesmo!
Pois fazem um marketing absurdo e enganoso, tacam lá os mesmos nomes, prometendo uma coisa, porém deformam e desrespeitam a obra, entregando outra coisa bem diferente. Parece que a humanidade está tão preocupada, e ao mesmo tempo, tão perdida com determinadas questões, que está esquecendo a essência fidedigna da sua própria natureza e dos valores que fundamentaram nossa liberdade e nossa História. Inclusive, estes são os melhores exemplos e valores na obra de Tolkien, se é que isso importa.
No entanto, creio que para aqueles que se satisfazem apenas com visual e já estão satisfeitos com o progresso do CGI em detrimento do respeito ao autor, ao cânone e de uma boa história, serão os mesmos que irão curtir, dar o seu joinha e aclamar este pastiche. Mas nem tudo está perdido.
Torço sinceramente para que a Amazon reveja com humildade mas também com humanidade o seu projeto, a fim de corrigir a tempo esta tremenda e irremediável mancada. Ainda há tempo. Será?