Gente, na moral, eu respeito muito o trampo do Christopher Nolan, e eu sei que esse é um filme que tenta usar técnicas de inversão complexas e fracionamentos de roteiro pra explicar a historia de forma invertida.
Só que ele faz isso, e desculpem aqui os termos, mas MAL e PORCAMENTE, com personagens que não tem motivação sólida e nem sabem porque estão ali, e que tiram informações sobre a progressão da história literalmente do além, e a única excessão é o próprio antagonista que tem uma construção razoável.
Se vocês assistirem Memento, que também é do mesmo diretor, vão ver que se trata de um filme igualmente complexo de entender só que MUITO BEM CONSTRUÍDO.
Diferente desse filme, Memento tem um propósito complexo apresentado de forma didática para o espectador, coisa que esse Tenet não faz, porque tenta misturar o estilo 007 com cortes narrativos facetados (que por sí só já é dificil de entender) com viajem temporal que por sí só é mega complexo.
Ah, importante lembrar que ele ganhou Oscar de Efeitos Visuais, que por esse motivo é sim merecido, mas a história apesar de ter uma premissa boa, dá a sensação de ser executada por um ESTAGIÁRIO.
Enfim, adoro filmes complexos mas fiquei com a sensação o tempo todo que o Roteiro foi escrito por uma criança de 8 anos que acabou de ver de Volta pro futuro e 007.