Filme maravilhoso, porém, não é para todos os gostos, o que não é novidade nenhuma se pesquisarmos um pouco mais sobre o diretor (Ari Aster, diretor de Hereditário) e sobre a produtora do filme (A24, uma espécie de Annapurna do mundo dos filmes) que foca e possui em seu catálogo, filmes controversos e de nicho.
O roteiro do filme é incrÃvel assim como sua direção magistral. Ari Aster tem o talento de achar os atores certos para suas obras e extrair o máximo deles. Florence Pugh está SENSACIONAL nesse filme, assim como Toni Collette estava em Hereditário. A fotografia e ambientação também são incrÃveis: o filme é de terror, mas 90% do mesmo se passa de dia e o diretor tem o total controle de manter a tensão e suspense necessários para fazer um filme de terror psicológico interessante mesmo com um cenário tão "desfavorável".
Além disso, o diretor usa artifÃcios e detalhes para esclarecer e nos dar respostas sem ser expositivo, um exemplo, é uma coroa de flores de uma personagem conter uma flor que se abre e fecha de forma bem irreal para nos indicar que a personagem em questão sob efeito de algum alucinógeno. Ou então, nos mostra um figurante que apareceu algumas vezes no filme e depois retorna no final com machucados no rosto confirmando que houve alguma coisa tanto com o figurante como com quem estava com ele. Fora as simbologias sutis do filme e os foreshadowing muito bem utilizados.
No entanto, é um filme com roteiro bem diferenciado, é um dos melhores filmes, senão o melhor que vi sobre o gênero. Mas o seu ritmo, lento e calmo (mas nunca "arrastado"), e sua proposta (terror psicológico) pode não agrar a todos, principalmente se alguém estiver esperando algum terror com jumpscares ou filmes convencionais de terror que costumam fazer sucesso nas bilheterias.
O final, embora seja perfeito, é necessário um certo nÃvel de interpretação e atenção aos detalhes e à psique da personagem, fazendo com que muitos acabem julgando, de forma precipitada, um final ruim.
É um filme bem diferente, lento e com uma proposta quase única. É um filme incrÃvel, mas definitivamente, NÃO É para todos os gostos.