AVISO: ESSA CRÍTICA CONTÉM SPOILERS!!
SIM! Eu achei essa sequência melhor que o seu antecessor e aqui está o por quê:
Animação: 10 vezes mais fluída que o seu antecessor, que por sua vez, já era magnífico com suas diversas variações de cores e cenários dentro da mente da nossa jovem Riley, e aqui, as cores estão ainda mais vivas e os cenários mais realistas, apesar de eu sentir a ausência de mais novos cenários na sequência. Explicarei melhor quando chegarmos nos pontos negativos.
Trama: Um fato é, a trama de Divertidamente 2 é igualmente ou ainda mais pesada e seria que o primeiro filme, pois o enredo se trata de um dos maiores problemas da atualidade: a ANSIEDADE, ou seja, achei tão boa e impactante quanto o primeiro filme.
Personagens: Além dos clássicos e amados personagens de Divertidamente, os novos personagens são o que mais chamou a atenção nesse novo filme, como as velhas e novas amigas de Riley (acabei sentindo um crush pela Valentina enquanto assistia o filme 😳) e principalmente, as 4 novas emoções, pois além de cômicos, são importantes para a trama em geral, em destaque a Ansiedade, sendo considerada uma antagonista durante todo o filme, até sua emocionante cena no final quando ela causa um ataque de pânico intenso em Riley, dizendo que só queria protegê-lá (eu chorei nessa parte). Além disso, a evolução da Alegria em relação ao primeiro é algo surreal.
Comédia: No mesmo nível que o antecessor, às vezes sendo superior com os icônicos Bloofy e sua Pochete.
Pontos negativos: Apensar do filme parecer impecável, ele não é perfeito, e aqui está o por que:
Pela trama do primeiro e do segundo filme serem quase semelhantes, alguns podem achar que o segundo filme é meio repetitivo em relação à criatividade do primeiro;
Não há muitos cenários inéditos nessa sequência, apesar de haver alguns lugares interessantes ao decorrer do filme;
Alguns fãs acharam as dificuldades nesse filme resolvida rápidas e fácies demais, dando a Impressão de que o filme é ainda mais curto que o primeiro, apesar dos seus 96 minutos de duração;
Embora tenham seus momentos, as novas emoções não recebem tanto destaque quanto a Ansiedade, sendo Tédio a mais excluída da trama;
Algumas gírias como "Cringe" soam como lacração para os jovens.
Apesar desses defeitos, eles não arruínam o filme de jeito nenhum. Muito pelo contrário. Apenas fazem com que o filme, assim como todos, têm defeitos.
Em suma, esse é o filme que mais me identifiquei depois de "Gato de Botas 2 - O Último Pedido (2022)", que me fez ver a vida com outros olhos, porque eu, nos meus 13 anos, queria me enturmar com a galera da escola para eu mostrar o meu valor, mas isso me causava tanta ansiedade e tinha medo de arruinar tudo, assim como Riley faz no filme.
No meu ponto de vista, achei que o 2 só melhorou o que o 1 tinha de bom. E por isso... EU DOU 100/10 PARA ESSA OITAVA MARAVILHA DO MUNDO!!!! Não gastem seu dinheiro com Meu Malvado Favorito 4 (Potencial desperdiçado)!