filme simplesmente fantástico e UNICO na filmografia do Grande Scorsese, fiquei confuso ao ver que na avaliação promovida pelo google, ter apenas 63% de "aprovação". as 3 horas do filme são uma dadiva que o diretor proporciona, principalmente em tempos modernos que as pessoas aceleram vÃdeos, filmes e áudios, por impaciência ou falta de tempo. e essas 3 horas são totalmente imersivas, nem um pouco maçantes. a trama é envolvente, relevante e acima de tudo, provocante. pode se dividir o filme em 3 partes: ambientação, o filme te leva no começo dos anos de 1900, as transformações que o mundo estava passando, e a chegada da modernidade, juntamente com a complexidade da conjuntura local em desenvolvimento, tendo como principal elemento de transformação, o petróleo em si, e quem esta em posse dele.
a segunda parte, nos mostra o personagem "principal", vivido por Leonardo di Caprio, já estabelecido no establishment daquela pequena cidade, nessa parte já vemos quais os reais interesses por parte dos brancos em relação aos nativos, mesmo que de forma não tão explicita, vemos realmente o quão poderoso é a figura do personagem de Robert de Niro, e o quão manipulador ele é a medida que seus interesses vão se revelando. e no meio vemos a outra personagem principal, vivida por Lili Gladstone, que por vezes podemos pensar como simplesmente uma personagem ingênua ou inocente, porem mesmo que a personagem se encontra na situações mais difÃceis que a trama nos envolve, ela consegue ter uma analise observadora perspicaz, porem a humanidade que ela tem dentro de si, a impede ou ela se recusa a ver a verdade, de qual a face, a identidade e os nomes dos algozes de sua tribo e sua famÃlia. no final da segunda parte, a turves das aguas que mergulhamos na trama, juntamente com a grande questão que o filme levanta, vai ficando cada vez mais clara e nÃtida.
a terceira parte, eu nomeio como o "resultado" que todas ações de todos os personagens ajudaram a levar. agora temos ciência de quem são os mandantes e autores dos crimes que vem ocorrendo naquela tribo, deixamos de ser manipulados pelo grande coronel ( De niro) mesmo que seu sobrinho seja incapaz de ter uma analise da situação que ele foi colocado e se colocou. o personagem interpretado por jesse plemons vem a dar uma recrescência na historia , pois ele é a imagem da justiça (aos moldes da época, é claro) e assim na conclusão é amarga, e de certa forma deprimente, pois nada ira mudar o que aconteceu para que interesses egoÃstas e eugenistas se dessem em pratica.
Scorsese mostra seu brilhantismo em 3 horas de filme, um filme em que em nenhum momento tira sua atenção, pois o espectador precisa entender o que esta acontecendo, e certos olhares ou pequenos diálogos são como pequenas peças para o grande quebra cabeça que estava montado. as atuações são IMPECAVEIS, o trabalho de arte expendido, juntamente com uma trilha envolvente, o filme merece levar no mÃnimo 6 estatuetas na premiação do Oscar. é intrigante, comovente, revoltante, único e reflexivo. tranquilamente entra na lista dos melhores filmes dirigidos por Scorsese. quem não gostou, sugiro que veja de novo.
outra coisa, não seja um retardado que diz que o filme poderia ter 1 hora e meia de duração, que diz que teve sono ao ver, que os diálogos são chatos e longos e etc. guarde sua burrice para você mesmo. se você não tem capacidade de apreciar uma obra de arte, isso é problema seu, se satisfaça com velozes e furiosos e vingadores guerra infinita que é o que você merece.