Rutger mostra com números e dados quanto a educação eleva os países a melhor patamar de trato com sua população, incluindo saúde e segurança.
Políticas públicas são melhor administradas e controladas com uma população educada politicamente e isso só melhora o uso do dinheiro público, dinheiro dos impostos, em retorno a população.
A soma destas melhorias se traduz em ciência e tecnologia a favor da saúde, educação, segurança, economia, espelhando nos números médios mundiais do crescimento na expectativa de vida por melhoria na saúde e alimentação. Claro é uma média mundial, mas mostra que o caminho é esse, o que precisamos e ajudar quem tem menos poder de execução instruindo e auxiliando na execução. Já que a educação e crescimento da ciência e tecnologia promove aumento do bolo, e preciso repensar uma melhor redistribuição das fatias do bolo com taxação sobre riquezas, e reavaliação das regras de passaportes abrindo fronteiras para busca de melhor recurso. Até o momento em que a grande maioria da população mundial possa desfrutar de melhora na sua condição de vida atual com perspectiva de continuidade nas gerações futuras.