O filme é baseado num livro escrito por William Kamkuamba, que conta a sua própria história de vida no seu paÃs natal, o Malawi, pequeno paÃs africano, próximo a Moçambique.
Filho de agricultores o jovem William Kamkuwamba, cresce em meio a pobreza e a escassez de recursos materiais mais básicos. Seus pais, acreditando num futuro melhor para o filho, fazem o que podem para o manter na escola pois acreditam que ali seu filho terá um futuro diferente do que eles tiveram.
Porém devido as alterações ambientais decorrentes das intervenções humanas ao meio ambiente, e corrupção governamental, a sua região começa a passar por uma grande seca acarretando na falta de alimentos, no desemprego, e consequentemente a fome disparando o número de mortos provenientes dela.
É neste contexto que se passa o filme O menino que descobriu o vento. Chamo a atenção aqui pela qualidade da produção, pois conseguem repassar com muita facilidade e também sem pressa, todo o contexto da trama e da sub trama, a apresentação consistente de cada personagem e também dos costumes daquela região.
A fotografia em especial é muito bem feita, com quadros abertos, bem amplos, os diálogos também muito bem encaixados pra fazer a condução muito bem alinhada da história