[...]Eu chamarei meus anjos e, diferentemente dos abutres, eles vão dizer: “Oh, você aí, de tão pouca fé, não duvide de você ! A vitória está em suas veias, e você sabe disso”.
“Estou feliz por Vítor e ciente de que a minha felicidade está para acabar. Eu o amo tanto que o ver feliz me deixa contente, é só isso importa nesse momento.”
E o que falar desta história ? Narrativa que começa leve, despretensiosa, uma amizade entre dois rapazes , Vítor e Adam, que começa num olhar e que culmina em uma grande paixão. O problema deste amor ser concretizado, Vítor está noivo de Emma. Após conhecer Adam, sua vida vira de cabeça para baixo.
Este livro não é uma história fácil, durante a leitura o leitor se depara com muitos temas delicados e importantes. Não é um livro sobre apenas descoberta da sexualidade e romance entre duas pessoas do mesmo sexo, esse é um livro que fala sobre o amor e o quão é necessário o cuidado com a nossa saúde mental. Durante boa parte da leitura me vi reprovando a maioria das atitudes de Vítor, o seu jeito impossível de agir, as atitudes que ele toma na história. Porém, próximo do final do livro consigo compreender os motivos que levaram a tomar suas atitudes, o quão complexo é este personagem, é notório as camadas intrínsecas de sua relação. Os medos e receios do passado e os deveres do seu status no presente que o assola. No final consegui me sensibilizar com seu jeito.
Emma outra personagem que durante todo o decorrer da história queria colocar num potinho e levar. Ela representa uma personagem que me gerou muitas dúvidas. Uma incógnita que se o leitor não se atentar a sua essência e os motivos de suas decisões no decorrer da história pode acabar deixando batido o motivo de suas ações e afetos. Realmente uma grande mulher, uma verdadeira personagem de “Mulherzinhas”.
Por fim, Adam um personagem que o leitor admira por seu jeito no início, despretensioso, mas que cada página camadas e camadas são inseridas para formar sua história. Que personagem complexo, cada vez que ele narrava seu ponto de vista eu ficava sensibilizado pelo seu passado e por seus anseios. Sua história de vida é um soco no estômago do leitor. Ao entender seu passado, o leitor entende os motivos de suas atitudes e suas reprovações. Por sinal, era o personagem que eu mais torcia para um final feliz.
Eu, ela e ele , é um livro cheio dilemas, anseios destes três protagonistas , que erram, acertam e vivem como todo mundo. O amor pelo próximo e empatia por cada um é o que mantém a relação entre o leitor e os protagonista. O tema sobre saúde mental é o que grita no livro. Aprendi que é necessário eu estar bem comigo mesmo para eu poder seguir em frente . E que antes de amar alguém, você deve ser amar ! Mais que recomendado, este livro fala de forma necessário das relações entre as pessoas e o impacto que o cuidado da saúde mental tem na vida de cada um.
Nota final: ⭐️⭐️⭐️⭐️ 4,5.