Vou dar minha perspectiva como alguém bem familiarizado com o sistema de D&D. A história é envolvente e ligada ao universo de Forgotten Realms de forma impecável, toda narrativa é repleta de referências o que me empolgou bastante na hora de experienciar o que Baldur's gate 3 tinha a oferecer.
Gostei a jogabilidade no quesito "combate em turnos" encaixou muito bem com o contexto do jogo (quando se refere à forma que o RPG de mesa acontece). Pude me sentir jogando uma campanha com meus amigos com o diferencial de conseguir visualizar a aventura com meus próprios olhos.
Concordo que pode ser complicado compreender algumas mecânicas, no entanto, elas são passivas para seu avanço no jogo, ou seja, mesmo que não extraia 100% do potencial você consegue aproveitar tudo que é proposto, além de que, o fator replay do game é espetacular, existem inúmeras formas de resolver o mesmo problema, tudo dependendo de sua raça/classe.
Precisei lidar com alguns pequenos bugs, o que era esperado de um jogo ousado e com um tempo de 100 horas +/-, nenhum comprometeu minha experiência então posso desconsiderá-los como um obstáculo no prazer que é aproveitar cada segundo nesse vasto universo. Nunca dei minha opinião sobre os jogos que joguei, mas esse vale a pena.