Pra ser sincero é uma história interessante, mas confesso que faltou a desejar na "segunda parte" do anime. A complexidade e rivalidade criadas na primeira parte entre L e Kira são em si a melhor parte da trama. Near e Mello não chegam aos pés dá euforia que foi construÃda e acaba fazendo com que a série em si tenha sido arrastada, com sensação de "acabar logo com o Kira". As deduções sem sentido que foram tiradas literalmente DO NADA pelo Mello e pelo Near não fazem sentido algum comparadas ao do L.
Simplesmente no comecinho da segunda parte Mello deduz 100% DO NADA que existe mais de um caderno, enquanto do outro lado Near deduz 100% DO NADA que o Kira está entre os membros do Japão.
Resumindo: toda a complexidade construÃda no roteiro por L, em que determinava o local que o Kira poderia estar por causa dos padrões de mortes e noticiários japoneses, ou então começar a vigiar Light por ter sido um dos investigados pelo agente do FBI, ou até mesmo se expor gradativamente sabendo que não iria morrer, já que ele só tinha relevado sua identidade para o Light, sem contar com o sentimento de "Inimizade" entre eles não podem NUNCA ser comparadas à s lógicas sem sentido que 2 personagens (Near e Mello) foram tirando (Sem informações antigas já que Watari deletou todas quando morreu).
Mello deduz que existiam 2 cadernos, mas pq?
Near simplesmente se baseia em uma UNICA regra falsa para incriminar Light e não tem conhecimento em momento algum sobre o portador do caderno poder renunciar e esquecer as memórias do death note, nem leva em consideração que o próprio pai de Light comprovou que o mesmo não era o Kira naquele momento
Near deduz DO NADA NOVAMENTE que Mikami é o novo portador do caderno simplesmente por vê-lo UMA UNICA VEZ no noticiário em que Takada estava presente
Caso houvesse uma continuação de Light sendo um Shinigami, seria uma explicação plausÃvel pra um final horrÃvel, já que basicamente Light morreu somente por incompetência de terceiros, e não por ter feito um plano ruim que não deu certo. (Ele mesmo já sabia exatamente o que Near iria fazer, só não concluiu seu plano por seu ajudante Mikami ter sido descuidado).
Em relação à minha nota... Gostei bastante de Death Note. Assisti diversas vezes mas sempre acabo me decepcionando na segunda parte, e acho que para uma série que cativa tanto no começo não deveria terminar com sentimento de "anime arrastado".
Sugestões:
Histórias mais aprofundadas sobre o orfanato de Watari, sobre o crescimento e treinamento das crianças, afim de entendermos exatamente o poder de lógica e investigação dessas crianças, e não só uma dedução simples
A segunda parte, como dito anteriormente, trás um sentimento de anime que queria terminar logo e por isso só jogaram informações, deduções rápidas e sem lógicas aprofundadas por parte de Near e Mello.
Light perdeu não por ser inferior a Near e Mello, mas por incompetência de Mikami. Isso significa que Near e Mello juntos NÃO estão a altura de L como dizem no final do anime... Somente ganharam por um descuido