Animaniacs (1993-1998)
Durante o final da década de 80, Steven Spielberg tava basicamente com todo o prestÃgio do mundo ao ter lançado inúmeros clássicos absolutos, e após ter participado na produção do longa 'Uma Cilada para Roger Rabbit' de Robert Zemeckis, muito se criou o hype na ideia dele trabalhando com animação, até que se concretizou com a virada da década de 90 com o segundo boo de animação ocidental televisiva, fechando uma parceria entre a Warner Bros e a sua produtora Amblin Entertainment. Gerando várias séries bem visionárias para sua época, a primeira a vim foi Tiny Toon, onde já se explorou um humor mais subversivo com piadas de metalinguagem e referências a cultura pop (mesmo que essa não tenha envelhecido lá muito bem) e tivemos várias outras entre Freakazoid (minha favorita) e claro Animaniacs (a melhor)
Na trama acompanhamos os Irmãos Warner (e a Irmã Warner) Yakko, Wakko e Dot que são três da espécie... bem, na verdade, que animais eles são nunca foi revelado. De toda forma, eles vivem na torre da Warner Bros. e se envolvem em varias situações diversas fazendo uma paródia/homenagem aos antigos desenhos da empresa. Se fosse pra definir esta série, diria que ela parte em muito de um casamento entre programas humorÃsticos como 'Monty Python' e no menor dos casos 'TV Pirata' da Rede Globo, apresentando várias referências a história da TV e cinema (algumas bizarramente obscuras d+ pra crianças) e apresentando vários núcleos e quadros recorrentes por episódio, com diversos outros personagens também recorrentes nestes núcleos, entre eles: Slappy (A Vovó Ésquilo); o casal muito feliz formado por uma Gata e um Cachorro (gerando momentos não ironicamente depressivos); Alguns Pombos babacas que vivem brigando, e principalmente os dois ratos Pinky e o Cérebro (que mais tarde ganhariam seu próprio spin-off) fácil os personagens mais icônicos destas animações.
Como muitos já sabem Os Irmãos Warner estão de volta em seu reboot moderno, todos já estão aclamado, porem acredito que a experiência de presenciar a série original ainda vale por muito. Inteligente, subversiva, a frente de seu tempo e totalmente entretiva mesmo 30 anos depois, animaniacs é um prato cheio pros amantes da arte da animação.