CONTEM SPOILERS
Essa foi a história da Collen que mais me emocionou.
Sou uma mulher que não pode gerar filhos, soube disso desde criança, mas isso não tira a dor que eu sinto por não poder trazer uma vida ao mundo.
A forma como a personagem principal lida com esse peso me pegou desprevenida. Digamos que sim, eu entenda a dor dela, mas definitivamente não iria descontar essa bomba no meu companheiro:
Ela se culpa demais por não poder gerar filhos, e acaba culpando também o esposo dela. Esses trechos em que ela se esquiva dele constantemente me deixaram desconfortável.
Foi a Quinn que associo o sexo a reprodução, foi a Quinn que quis parar de dialogar com o Graham. Eu sei que livros tendem a retratar a realidade, e a falta de comunicação que existe no nosso atual mundo digital é real. Mas sinceramente? Quando leio um romance eu não quero que ele apenas mostre sobre como o mundo é, quero que ele me ensine que apesar do mundo ser assim, a gente sempre pode achar um caminho.
Mais da metade do livro é a Quinn se afastando, se esquivando, pelos anos que se passam na história, qualquer mulher que literalmente se sente enjoada com o toque de um homem, já teria pulado fora muito tempo. Acaba por ser repetitivo.
A justificativa do Graham fazer aquilo com ela não é tão boa, principalmente por que eles se conheceram na circunstâncias em que foram chifrado! Não faz sentido, sabe?
Mas, independentemente de todos esses incômodos fatores, Collen retratou muito bem a dor de não poder ter filhos, perder filhos, sentir que você é uma pessoa que não pode fazer a única coisa mais básica da vida humana: reproduzir-se.
Eu desatei a chorar na carta do Graham, quando ele diz que amaria mais ela sem filhos do que amaria ela se fosse mãe. Aquilo me doeu, aquilo me emocionou, e de verdade espero encontrar alguém que pense assim. Que esteja disposto a envelhecer comigo sem ter o privilégio de ver algo nosso bater as assas e sair do ninho.
Essa é uma dor muito pesada, mas não me impede de amar e ser amada.
E fiquei muito feliz quando a Quinn enfim entendeu isso.