Antes de falar da série em si, vou falar de que ela fez comigo: descobri ela por acaso no dia 25-02-2024 na TNT Séries (2x15) e em menos de 30 dias assisti os 103 episódios (e ainda fiquei com gostinho de quero mais). Teve finais de semana que assistia das 08:00 à s 21:00 (sem parar) e durante a semana assistia até 02:30 da manhã, sendo que à s 5h precisava estar de pé para ir para o trabalho. Em resumo, essa série é viciante: impossÃvel assistir um único episódio, impossÃvel parar de assistir.
Agora falando da série, a ação, o humor, os momentos de tensão, tudo é na medida certa. Até quem não é PhD bem informática consegue acompanhar a série, que tem como plano de fundo uma IA e todos seus termos da área de TI.
O grande diferencial para mim foi que ela não tem pontas soltas: todas as falas e as ações são muito bem desenvolvidas, não estão lá por acaso! Cada detalhe se conecta a outro em algum momento nos episódios futuros, fazendo tudo ter sentido. Gosto de pensar que é um grande quebra-cabeça.
Outra coisa importantÃssimo é o desenvolvimento dos personagens. Conforme a história vai avançando, vamos descobrindo o passado dos personagens e compreendendo-lhes melhores, o por que de ser/agir assim. Outro ponto é amadurecimento das relações na medida que a série avança: uma sensibilidade sutil, elegante, nada forçado, que deu toque humano a uma série cheia de ação e que ainda aborda tecnologia e IA.
Para finalizar, a série tem alguns plot twist surpreendentes, literalmente, você é pago de supresa em vários momentos. A cada final de episódio você fica alguns minutos pensando tipo "UAU CARA".
Enfim, POI é perfeita em todos os sentidos! Obrigada da Jonathan Nolan, J.J. Abrams e a Bad Robot por este presente.