Sobre a série: Disponível na HBO max, lançada em 2019. A série se passa em um Brasil onde a legalização da maconha foi aprovada, e acompanha a jornada do protagonista Biriba [Luis Navarro]. Que vende maconha na ilegalidade para prover o sustento da família. Mas diferente do que se espera ver neste cenário, Biriba foge dos estereótipos e nos apresenta um traficante estudado e inteligente nos cativando desde o primeiro episódio.
Personagens: Com uma atuação impecável, Navarro dá vida e intensidade às aventuras vividas por Biriba. E conta com um roteiro excepcional para apresentar e desenvolver com maestria todas as facetas do personagem. Desse modo, a empatia criada nos primeiros atos permite ao espectador acompanha e entender o ponto de vista do protagonista
Além do arco principal, a série respeita seus coadjuvantes, apresentando 2 arcos paralelos. Vinícius, o sócio, é responsável por conectar o núcleo elitizado da série. Enquanto Salim, o melhor amigo, trata da relação do crime organizado na vida dos personagens.
Apesar de serem paralelos, todos os arcos são bem construídos e não deixam pontas soltas. Preenchendo todas as lacunas no seu devido tempo e com isso criando o suspense ideal para prender nossa atenção.
Ambientalização: Nesse quesito, grande mérito a equipe técnica. Responsável por criar um processo de imersão surreal. Transições bem encaixadas capaz de conduzir o espectador por uma série de sensações que enriquecem cada vez mais a obra.
A série apresenta um show visual e auditivo, tornando a experiência cada vez mais confortável. E o mesmo ocorre nos momentos de tensão. Todas as cenas são bem construídas, a fim de expressar com precisão a aflição daquele contexto.
Crítica social: A série nos mostra diversos temas que estão presentes na realidade dos brasileiros. Isso é feito com uma abordagem sensível que permite falar com clareza sobre temas tão delicados. Tornando a narrativa cada vez mais singular e relevante. Além dos problemas reais que a série trata, há também uma crítica no que diz respeito a novos empreendimentos no Brasil.
Apesar de ser um Brasil fictício a série nos mostra facetas do nosso próprio Brasil que muitas vezes são deixadas de lado ou mal discutidas. Abrindo espaço para novos problemas no contexto socioeconômico brasileiro.
Opinião individual: Faço parte do grupo de espectadores que chegou na série através daquelas "séries sobre maconha”. E confesso ter sido surpreendido diversas vezes. A primeira ao ver uma produção brasileira com essa temática e abordando a legalização de forma tão aberta e realista. E entre outras, ao perceber a qualidade dessa obra, que a cada novo episódio se supera e gera mais expectativa. Assim oscilando entre expectativa e satisfação em uma montanha russa emocional e reflexiva.
Pra mim, toda pessoa que fuma deveria assistir essa série 1 vez na vida, garanto uma reflexão madura e saudável sobre o consumo e o mercado da cannabis.