O melhor anime que já assisti, não li o mangá inteiro. Por mais que sejam a mesma história (anime e mangá) recomendo conhecer esta obra pelo anime que na minha opinião melhorou de mais algumas coisas no mangá como os detalhes no cenário, os personagens estão bem melhor desenhados e outras coisas...
Gosto do clima em geral que o Isayama criou na obra, um cenário fictÃcio próprio da obra, a parte mitológica bem original e trabalhada. Você não vê em outra obra titãs da mesma forma em que aparece no anime, pelo menos não com toda a explicação por trás de onde vem os poderes e da forma que eles funcionam. Se você comparar a um filme genérico de zumbis ou deuses você não vê tanto esforço do autor em desenvolver esse mundo fictÃcio, na verdade a maioria já tem como base outros filmes e não precisa explicar muito bem o que as criaturas que aparecem são. Em AOT, os titãs (criaturas principais da obra) fazem parte de um sistema de poder tão complexo e bem feito que eu não podia deixar de dar esse mérito ao autor na minha análise.
As bandeiras, a saudação do exército (ofereçam seus corações) também são elementos únicos na obra e que tem um significado muito importante pra história e a mensagem que o autor quer passar.
O anime é muito imprevisÃvel, quando você assiste pela primeira vez nos primeiros episódios dá a entender que a obra será basicamente um shounen de um garoto que perdeu sua mãe por causa dos titãs e que agora busca vingança, pelo menos quando comecei a assistir pensava que seria mais um shounen de porrada, basicamente o que eu mais consumo em relação a animes, mas a história vai muito mais além disso, o fator mistério da obra é o que mais te prende, isso e o suspense de os personagens estarem quase sempre em missões e você nunca sabe o que vai acontecer, quando eles serão atacados. Um exemplo disso é quando (relaxa que esse exemplo não é um spoiler forte, é uma cena que acontece no inÃcio do anime mais ou menos nos 5 primeiros episódios) o Eren tá refletindo sobre toda a conquista dele nos últimos 3 anos de treinamento militar, de que quando ele perdeu a mãe ele não pôde fazer nada, mas agora como um soldado ele já tem mais oportunidade de alcançar o sonho dele de explorar o mundo e se vingar dos titãs. Uma cena calma, ele está no topo da muralha de Trost e a música de fundo e o vento trás aquele clima de paz. Depois disso o titã colossal aparace atrás dele, o episódio simplesmente vai de 8 a 80, segundos atrás você tava até distraÃdo assistindo que recebe esse impacto de cena.