Eu tive dificuldade de me envolver com o filme, de gostar dos personagens e me sentir presa a ponto de vibrar com os acontecimentos. Eu gosto de filmes que me colocam dentro do universo deles e me fazem imaginar como seria está lá, como eu poderia ajudar os personagens e como eu bateria no vilão kkkk, mas infelizmente não rolou com esse.
O filme pode ter a intenção de levantar uma crítica à sociedade fútil e superficial, focada apenas na beleza e não no caráter, mas só isso é legal, a mensagem que o filme propõem, e só isso.
Vamos começar com a narrativa da relação da “vesguinha” e do “nariz”, que é bastante forçada e superficial. Eles não gastam tempo para fazer a gente gostar deles juntos, a parte que ele tira o objeto da mão dela e acidentalmente se corta, deu até vergonha, não fazia o menor sentido ela ir cortar a mão também para aquele ser um símbolo de amizade. Quando ela vai atrás dele e ele desfaz dela, nem da tempo dela sofrer ou demonstrar qualquer frustração com aquilo, fora que ela foge dos guardas muito fácil, nem explica como ela sabia usar as ferramentas dos perfeitos, porque ela era muito nova quando a família leva ela para o alojamento dos feios.
Então vamos continuar analisando a construção das relações da protagonista. A amizade com a garota que a salva com o skate voador, pelo o que é mostrado não me convence que foi possível elas criarem um laço tão profundo como eles tentam colocar, elas não destrincham muita a vida uma da outra, não tem muitos pontos que justificaria esse sentimento genuíno entre elas, e é pouco colocado a raiz da devoção que a menina tem com o David. Fica pior ainda quando tentam mostrar “amor” da protagonista com o David, outra relação que não convence.
O final é sem sentido nenhum, a protagonista decide se “sacrificar” porque ”ela descobriu quem ela era”, e isso se torna um poder? Porque só isso justificaria o cérebro dela não ser afetado na transformação e passar a se negar a ser cobaia, da mesma forma que a amiga dela fez. Se eles podem usar ela como cobaia mesmo se ela se negar após a a transformação, por que não fazem isso com a amiga? Uma vez que ela já havia deixado claro que não queria a cirurgia, para mim foi como se não quisessem “salvar” ela, uma vez que ela recusou o teste com o soro porque estava com o cérebro manipulado.
Talvez o meu erro foi realmente ter criado expectativas de que o filme poderia ser uma distopia do nível de Divergente e Jogos Vorazes. Se for esse seu caso pode jogar elas lá para baixo, não vai atender, bem fraco se comparado.