Esbarrei com o livro em uma livraria e me deixei levar pelo título e a breve sinopse.
Infelizmente, o livro é bem fraco, diria até que é para um público mais jovem, porque os diálogos são rasos como "Oi?", "Oi!", "Eu sou o Diabo!", "O Diabo?!", "Sim", "Ah, foi mal". Cheio de interjeições rápidas que "enchem" o livro, de conteúdo vazio.
Depois de superar os diálogos rápidos e fracos, tive a impressão de que entenderia mais sobre o gato e sua relação com o protagonista. Mas foi só impressão, porque o livro não se aprofunda muito em nada, o que acaba não nos permitindo sentir muito pelo protagonista que está para morrer, nem pelas pessoas de sua vida.
Quando terminei, fiquei procurando pela próxima página, frustrada, porque o livro acaba sem um final. Alerta de spoiler, continue lendo por sua conta e risco: o final acaba sem acabar. Não sabemos se o protagonista encontrou e fez as pazes com o pai, se morreu antes de chegar lá, se enviou a carta... nada. Absolutamente frustrante.
Confesso que houve um momento que me emocionei, quando o protagonista lê a carta escrita por sua mãe, mas provavelmente só porque também perdi a minha.
Enfim, não vale a compra.