À série “Uma Advogada Extraordinária” surpreende pelo fato de abordar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), aliás, assunto muito abordado nos dias atuais, tratado como um distúrbio do neurodesenvolvimento, ou seja, esse distúrbio favorece na mudança comportamental que afetam a comunicação e o convívio social. Vale ressaltar que é imprescindível termos conhecimentos suficientes para lidarmos com essas pessoas.
À advogada não deixa que seu transtorno a impeça de cumprir seus objetivos, pelo contrário, demonstra uma imensa vontade e firmeza, isso é realmente motivador, levando-se em conta que independente de qualquer anomalia continuam sendo pessoas com sentimentos, têm opiniões e têm seus questionamentos como qualquer um sem o transtorno do espectro autista.
Apesar das dificuldades e dos percalços impostos pela sociedade, esses indivíduos merecem respeito, atenção, carinho e acima de tudo empatia, principalmente quando de maneira inusitada e inesperadas o autista apresenta comportamento, talvez não compreendido por aqueles que se julgam perfeitos e que não são capazes de entendê-los.
Essa série retrata de maneira brilhante o preconceito ao portador do autismo, vez que o papel desempenhado pela protagonista demonstra claramente as dificuldades sociais e motoras causadas por essa deficiência, mesmo sendo uma pessoa extremamente inteligente.
Percebe-se, ainda, que como portadora desse espectro não consegue demonstrar habilidades suficientes que lhe permita um convívio social aceitável, pois esse tipo de relacionamento em sociedade traria consequências imprevisíveis principalmente pelo fato de ter que encarar eventos inesperados diante de um tribunal, mesmo tendo determinação, garra e força para superar esse obstáculo, ainda assim não é suficiente.
À trama em si, é encantadora, mesmo sabendo que uma pessoa portadora desse tipo de espectro não possa ter um relacionamento real com outra pessoa diferente, vimos que pode sim, pois à autista arruma forças em si mesmo para lutar por esse grande amor, apesar de duvidarmos de como uma pessoa dita perfeita conseguirá ter interesse por alguém diferente. Mas, vimos que é possível, principalmente quando essa pessoa tem paciência, carinho, respeito, e amor de um jeito muito especial todas às vezes que estão juntos, pois ao seu lado tem muita liberdade.
Para concluir destaco que essa afeição por ela, nos permite entender que uma pessoa que tinha vários motivos para desistir não o fez, pelo contrário, se mostrou forte e determinada.