⚠️- Atenção, por motivos de fortalecimento da crítica a seguir, este comentário pode conter pontos essenciais para a narrativa, continuar a leitura dessa resenha pode implicar em conhecimento prévio sobre o conteúdo e/ou final do livro.
"A Paciente Silenciosa" de Alex Michaelides, conta a história de Alicia Berenson, uma pintora, que mata seu marido, Gabriel, com cinco tiros na cabeça e que, após esse ato fica em completo silêncio. Theo Faber é um psicoterapeuta que faz de tudo para tentar ajudá-la a falar novamente, ele estava investigando sua vida pessoal com seus familiares para saber o real motivo de ela ter feito tal coisa.
Avisando que a história gira em torno de Theo Faber, o psicoterapeuta, ou seja, o livro está sendo descrito por ele em primeira pessoa.
Bom, a respeito do livro, eu gostei bastante. Porém, estava lendo algumas avaliações e vi que realmente há pontos negativos que tem que ser considerados.
•Por que Theo não puniu sua esposa por tê-lo traído?
•Por que ele foi ajudá-la sendo que ele poderia ser descoberto?
•Por que Max Berenson a amava?
•Por que ele fez tudo aquilo? Por amor a esposa?
•Não faz o menor sentido ele ter entrado pelo jardim com uma faca (simplesmente, muito suspeito) sendo que ele poderia simplesmente ter batido na porta e ter falado abertamente com Alicia.
[...]
Uma narrativa bem construída não iria ter furos, e ao meu ver, esse livro tem alguns furos bem pequenos. E sendo franco, não gostei muito da escrita do autor. Porém, não é uma crítica direta, eu realmente gostei do livro, fiquei impressionado com o plot twist, mas daria para ter feito melhor. Enfim, 4/5.