Hoje, dia 07/10, assisti este filme considerado um clássico. Eu sabia que se passava na guerra civil, mas me surpeendi ao saber que era do ponto de vista sulista. Eu como mulher negra tive uma visão conturbada sobre a obra e alguns pontos de vista que o filme retrata (de forma romantizada) assuntos e estilos de vida daqueles que eram retrados escravos. Normalizando tais visões racistas, ofedendo éticas raciais e retrando a escrvidão com louvor.
A protanista não cativa, felizmente o filme envelhece mal, recomendo este filme para reflexão, o que ele pode nos agregar?
Apesar dos apesares, ele não pode ser boicotado, protagonistas negros não eram valorizados no cinema, tanto que a primeira atriz negra a ganhar um oscar (conceituada neste filme), não recebeu o premio...
Para gostar desse filme e ter uma visão doce sobre esta obra é preciso ter um pouco de coragem e de outra coisa que não preciso citar aqui. É preciso olharmos com outros olhos para quem realmente merece protagonismo nesse filme.
Dedico minhas três estrelas para os atores negros: Oscar Polk, Hattie McDaniel e Butterfly McQueen.