Na minha opinião, aquilo que é mais interessante em Cold Case é a sua componente histórica, não só quanto à cidade de Filadélfia, mas sobretudo quanto à história do Mundo no século XX e dos EUA, o que enriquece imenso a série, conseguindo-se demarcar de tantas outras séries policiais.
Além disso, é cativante ver a evolução dos personagens ao longo das várias temporadas e das suas vidas familiares, que, muitas vezes, afetam, naturalmente, o nosso ser profissional. Assim, também traz este tema ao sentido crÃtico para os espectadores de que existe uma humanidade acima de qualquer função , emprego ou categoria que tenha. A pergunta permanece: como conseguem estes detetives desempenhar uma função em que contactam com as famÃlias e com a pessoas afetadas - no caso para a descoberta de a verdade passados vários anos -, quando as suas vidas privadas está tão atribulada que lhe tolhe o pensamento racional e a capacidade de imparcialidade? Vemos isso, por exemplo, quando o detetive Jeffrey descobre quem atropelou naquela autoestrada a sua esposa. Embora, deve se ter presente que as suas pró+rias histórias pessoais contribuem para o alcançar de bons resultados ou pistas. Por exemplo, a experiência pessoal de Lily com o caso da sua mãe alcóolatra permitiu-lhe uma sensibilidade maior para lidar ou compreender melhor os seus suspeitos que sofriam do mesmo vÃcio e as pessoas que saÃram afetadas.
Algo que nunca escapa em nenhum episódio são os ensaios sobre a condição humana. Encontramos este exercÃcio pela forma como os casos são apresentados, pelo comportamento das vÃtimas, pelas ações dos culpados, que, por várias ocasiões, vemos que não detém uma intenção maléfica, quando matam ou magoam alguém, mas agem dessa forma em resposta à fúria, ao medo, à tristeza ou até porque apresentam patologias psÃquicas.
Por último, mas não menos importante, temos de destacar a banda sonora também, porque há certas músicas e canções tão bem escolhidas que contribuem mesmo para a construção no espectador das emoções que se devem sentir no desfecho de cada episódio.