Sempre fui muito interessado na história de Napoleão! Quando fiquei sabendo que iriam produzir um filme moderno narrando toda a história do Imperador, ainda com o Joaquin Phoenix, fiquei super empolgado (isso em 2021). Quando lançou o trailer, pensei: "Caramba! Esse filme realmente veio pra ser um dos melhores do ano". E que decepção que eu tive, de verdade...
O filme começa com uma grande imprecisão histórica de Napoleão vendo a execução de Maria Antonieta, o que não aconteceu na vida real já que ele estava em Toulon nesse momento. E com o "desenrolar" da trama, a história sequer tenta mostrar Napoleão como um personagem excêntrico, de forte personalidade e muitas vezes arrogante em todas as decisões. Não gostei do estilo que colocaram de Napoleão falar pouco, e muito menos desmerecerem a forma como ele chegou ao poder e PORQUÊ ele conseguiu virar Imperador com apoio da população (nem fizeram menção ao plebiscito que teve na época).
Outra coisa que me decepcionou muito e que pra mim foi um erro imperdoável não terem colocado a Guerra da Rússia no contexto do Bloqueio Continental, que foi decisivo pra queda do Napoleão. De uma hora pra outra, o Czar da Rússia simplesmente aparece em uma reunião com Napoleão e cenas depois ele está o chamando de traidor... Simplesmente sem coêrencia!
Nem vou falar muito da Josefina porque foi um erro gigantesco terem dado tanto protagonismo à personagem sem adicionar o Napoleão no devido contexto. Basicamente tornaram Napoleão um gado como falaram aà em cima.
Lamentável o que fizeram com esse grande (mas certamente equivocado) estrategista militar que revolucionou o mundo como vivemos hoje. Poucos diálogos, sem explicar quem é quem dos personagens e muito foco em batalhas que sequer foram explicadas o motivo de estarem acontecendo dão à trama uma nota de 2 estrelas de 5. Ponto positivo para a fotografia e os efeitos especiais que são muito bem construÃdos, mas que não faz o telespectador emergir devido a inúmeros problemas de coesão.
Não é um filme que assistiria denovo e não recomendaria meus amigos a gastarem quase 3 horas no cinema