Bom para matar o tempo e ver um terror diferente, com um estilo mais psicológico, de suspense, mas é um filme mediano no máximo, nota 6,5 ou 7,0. Nada além disso
Alguém aqui disse que o filme seria uma mistura de "Hereditário" com "O Iluminado". Eu concordo totalmente, foi exatamente essa sensação que ficou comigo. O Chalé não poderia ser melhor definido do que uma mistura (ou tentativa de mistura) desses dois filmes.
A premissa é interessante e a primeira metade do filme foi cativante, prendeu minha atenção e teve um desenvolvimento muito bom. A segunda metade do filme, diferentemente, é monótona e redundante, se arrastando muito lentamente para um final que acaba se tornando previsÃvel. Por isso tiro uma estrela.
A fotografia é bonita, com cenário bem ambientado. Amei a casinha e a natureza inclemente em volta, como se fosse um deserto inescapável de neve e gelo, longe de qualquer contato. Isso traz um peso para a sensação angustiante de reclusão do filme, de estar preso em um lugar do qual não tem escapatória. Muito bom.
Contudo, as inúmeras inconsistências lógicas do filme me incomodaram e tornaram um pouco desagradável a experiência. Justamente por ser um suspense na pegada psicológica, e não um terrorzão clássico paranormal, é crucial que o roteiro não tenha muitos buracos ou absurdos. Por isso tiro outra estrela.
A tÃtulo de exemplo, e sem entrar muito em detalhes, eu não entendo como o pai (supostamente um psicólogo ou psiquiatra renomado) confiaria a guarda das crianças, por dias seguidos e em um lugar tão remoto, aos cuidados de uma mulher com patologia mental severa, esquizofrênica, que ouve e vê coisas, que teria passado por um trauma terrÃvel no passado, uma experiência violenta, e que precisa tomar remédios controlados.
Não só isso, muito mais grave, o pai ainda se dá ao trabalho de dar uma arma de fogo para essa mulher. Algo totalmente inacreditável. Indiscutivelmente irreal. Isso para não falar de outras coisas ilógicas que aconteceram.
Enfim, é um filme mediano, bom para matar o tempo. Não assista se quiser algo além disso.