O livro "A metamorfose" de Franz kafka, pra mim é o melhor livro que li, não pela popularidade, mais sim pelos inúmeros graus que o livro apresenta. Críticas sobre o trabalho, caracterizadas ao começo do livro, sobre o quão somos vuneraveis e inúteis quando não podemos mais fazer oque era do benefício e agrado. A forma em que a irmã de gregor, se desapega dos móveis do quarto dele, em forma de matá-lo dentro de si, concretizar a morte dele, "fingindo" que ele não existe mais, isso é mostrado ainda mais quando sua irmã vai ao longo do tempo em muitas aspas esquecendo de lhe dar comida, fazendo ele ficar seco e desnutrido. A cereja do bolo é a maçã fincada em suas costas, que é caracterizada em todos os nossos traumas, que podemos esquecer, mais sempre estará lá, fincado e apodrecendo. Juntando todos os aspectos recomendo e muito, pra mim teria que ser leitura obrigatória a partir do nono.