Ideologias a parte, como algumas postagens fazem questão de salientar, acho que se trata de um excelente livro de ficção científica, bem acima da média. A trilogia é bastante criativa, não fica na mesmice e, diferentemente da maioria dos livros de ficção que já li, a trama tem a capacidade de surpreender o leitor em vários momentos.