A saúde mental de estudantes de pós-graduação e pesquisadores maranhenses passará a receber atenção estruturada por meio de uma iniciativa inédita no estado. A Fundação Escola de Governo do Maranhão (Fundação Egma) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizaram, nessa quarta-feira, 24, reunião técnica para alinhamento do programa “Cuidado em Saúde Mental na Pós-Graduação no Maranhão”.
Pesquisa realizada com 2.903 pós-graduandos brasileiros revelou que 74% dos participantes relataram sintomas de ansiedade, 31% sofriam de insônia crônica e 25% apresentavam quadros de depressão. Diante desse cenário, a proposta desenvolvida pela Fundação Egma e pela Fapema pretende atuar não apenas na prevenção do adoecimento mental, mas também na promoção de uma cultura institucional de cuidado, permanência acadêmica e valorização da pesquisa.
O programa atenderá até 200 pesquisadores, distribuídos em oito turmas mensais de 25 participant