Um novo estudo aponta que medicamentos agonistas do receptor GLP-1, como Ozempic e Wegovy, conhecidos por seu uso no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, também podem ter um impacto na redução da impulsividade violenta.
Pacientes em tratamento com esses fármacos, que atuam em áreas cerebrais relacionadas ao sistema de recompensa e à regulação do apetite, apresentaram uma diminuição na ligação entre traços de impulsividade ou consumo de álcool e a manifestação de comportamentos agressivos. Isso sugere que a medicação pode funcionar como um "amortecedor", dificultando a transição entre a percepção de um impulso e a execução de uma ação violenta, o que poderia prevenir atos criminosos.
Essa descoberta se alinha a observações anteriores de que pacientes usando GLP-1 relataram uma redução na vontade de consumir álcool, fumar e roer as unhas, indicando um efeito mais amplo na modulação de comportamentos impulsivos. Um ensaio clínico anterior, randomizado e duplo-cego, confirmou qu

Instagram
·5 hr