Não sou fã de super-heróis. Quando adolescente, eu gostava muito do Batman, porque ele não possui superpoderes e, psicológicamente, é mais realista e interessante.
Sobre este filme: fiquei impressionado por ter conseguido aguentar as primeiras 2h54min sem sentir sono e vendo o filme das 22h43 até 02h30 da madrugada; o restante do filme vi no dia seguinte. Na verdade, senti sono e comecei a cochilar durante uma batalha que ocorre a partir de 1:00:06 até 1:06:30, depois me recuperei e vi sem cochilar.
Há alguns detalhes que, a meu ver, não ficaram bem explicados:
1) Alguém diz que as tais caixas maternas são indestrutÃveis, mas no final Superman consegue separá-las e acabar com seu poder.
2) Alguém diz que a chave de tudo é Lois Lane, por isso fiquei aguardando que o final fosse trazer alguma surpresa referente a Lois, mas isso nunca ocorre.
3) Lex Luthor está em seu iate luxuoso e recebe a visita de outro vilão. Quem é o visitante? E por que ele odeia Batman?
4) Qual a razão daquela sequência de pesadelo de Bruce Wayne no final?
5) Um misterioso extraterrestre, cheio de poderes, faz uma visita surpresa a Bruce Wayne. Ele também foi visto nos quadrinhos (gibis) ou é invenção dos roteiristas de cinema?
6) Onde a Mulher-Maravilha guarda seu escudo e sua espada quando essas duas armas não estão com ela?
7) Quanto tempo passou do sepultamento de Superman até seu ressuscitamento? O corpo dele não se decompõe?
Steppenwolf (em português, Lobo da Estepe), o grande vilão, demonstra ao longo de todo o filme ser quase imbatÃvel, porém, no confronto final, ele é vencido com certa facilidade. Enquanto isso, Darkseid, outro grande vilão, nunca entra em confronto contra os heróis. Ele sai de cena de forma decepcionante, deixando clara a impressão de que retornará num filme futuro.
Curiosidade: Henry Cavill surge brevemente na abertura, depois, ele só retorna aos 2:40:00. Fica em cena por sete minutos, some, e só retorna aos 2:53:20. Não tive paciência de contar o tempo total dele em cena, mas garanto que é bem pouco.
Em suma, o roteiro, como sempre, é uma grande bobagem, contudo, esse tipo de filme vale muito a pena ser visto por causa de seus fabulosos efeitos visuais.