Apesar de já existirem muitos filmes e livros sobre o Holocausto, esse traz à luz uma tradição, não sei se real, em que os nomes dos mortos é mantida por meio de uma canção, o Cântico dos Nomes. Essa canção é interpretada lindamente ao violino, numa cena incrivelmente tocante.
A história segue 2 irmãos, sendo um deles um judeu adotado por uma famÃlia inglesa, e que por isso escapa do Holocausto. O garoto judeu, David, é um violonista prodÃgio, mas desaparece no dia da sua grande apresentação.
45 anos depois o irmão, Mottil, reencontra David, que havia descoberto a morte de sua famÃlia em Treblinka através do Cântico dos Nomes. Ele havia fugido e criado uma versão do Cântico para violino e tocado em Treblinka em memória de sua famÃlia. Mottl arranja para fazer o concerto que David nunca fez, onde ele toca a sua versão do Cântico dos Nomes, uma das mais belas peças de violino que já ouvi,
Depois da apresentação, David desaparece novamente e pede para o irmão nunca mais o procurar, pois ele se dedicaria a manter o Cântico.