The Sims 4 é, de fato, um bom simulador de vida, com diversas opções de carreira, habilidades, receitas, móveis, casas, entre muitas outras coisas, incluindo a possibilidade de construir um bairro por inteiro, viver na fazenda, em cidades grandes, obscuras, desérticas ou pacatas.
Apesar disso, o game é indiscutivelmente mais fraco em relação aos seus antecessores. Por exemplo, no The Sims 3, os Sims adolescentes e adultos podem dirigir carros e andar de bicicleta, enquanto no The Sims 4, não há como dirigir automóveis e, para utilizar a bike, é necessário pagar por um pacote de expansão e ainda utilizar cheats para usufrui-la como meio de transporte.
Além disso, o jogador precisa gastar valores absurdos para deixar a experiência mais completa. Para obter o máximo de conteúdo possÃvel do The Sims 3, o usuário necessita desembolsar R$ 1 580, o que já é inaceitável. Porém, para conseguir desfrutar de todos os recursos do quarto game, necessita-se despender R$ 5 000, sendo um preço totalmente fora da realidade dos gamers brasileiros. Ou seja, além de expender um montante altÃssimo de dinheiro, o conteúdo presente nos pacotes adicionais é pobre, sendo ilógico para o bom empenho do jogo.
Portanto, infere-se que The Sims 4 é um bom game que conhece bem seu público-alvo. Apesar disso, a falta de possibilidades em relação aos tÃtulos antecessores da série e os altos preços cobrados pelos conteúdos adicionais parecem afastar o jogo da comunidade, verificando-se relação de antilogia entre a empresa e o jogador.