Bora lá.
Esse filme é a terceira parte de uma única história e não pode ser analisado sozinho.
Episódio VII eu gostei muito como revitalização da franquia, nostalgia, novos personagens, e retorno de tantos outros que todos os fãs queriam ver. Mas não trouxe nada de novo.
Episódio VIII foi absurdamente audacioso. Tem falhas no ritmo, deixa alguns sentimentos de "decepção" ou "quebra de expectativa", mas como um filme sobre "fracasso" é brilhante.
Episódio IX quebra muito do que o Episódio VIII deixou. Por qual motivo? O filme começa interessante, e tem cenas realmente legais. Mas, como trilogia, parece como os passos de um bêbado, que simplesmente não sabe para qual lado está indo. Faltou coragem na história e desenvolvimento. Apesar disso, ver o trio de protagonistas tendo um grande destaque juntos, e o ar "aventuresco" com foco na ação divertem muito quem não é tão "nerd chato" da franquia. Afinal, muito do que é esse novo Star Wars segue as bases de filmes da Marvel e Blockbusters em geral (destaque para o combate final, que só faltou aparecer o Dr. Estranho trazendo aliados da resistência).