Dentre as muitas e excelentes obras do Prof. Dr. Roque Rabechini Jr., o “Gerente de Projetos na Empresa” é ímpar na originalidade e abrangência do conteúdo, na estruturação e apresentação didática, nos estudos de caso e nas fontes de informação da área de gerenciamento de projetos. O livro tem como foco o “gerente de projetos” e não o “gerenciamento de projetos”.
Lançado pela Editora Atlas, o livro encontra-se em sua terceira edição (2011), abordando questões poucos usuais nos livros da área de gerenciamento de projetos, como: competências e habilidades dos gerentes de projetos (apresentando, inclusive, estudos de Kerzner e de Shtub), as competências das equipes, a gestão de conflitos e liderança.
O livro é dividido em quatro partes e treze capítulos. As partes são: (I) a ambiente do gerente, (II) as competências, (III) a aplicação das competências distintas e (IV) o dia a dia do gerente de projetos.
Quanto aos capítulos, que tem ao seu final um conjunto sólido de Referências Bibliográficas, destaca-se o oitavo que aborda com profundidade um tema relevante no dia a dia do gerente de projetos: os conflitos. O capítulo 9 vem como complementação do anterior, com o tema liderança, quando Rabechini apresenta os conceitos, estilos de liderança e cases.
Outro capítulo rico de informações é o último (13), quando são apresentados os links úteis da área de gerenciamento de projetos (entidades, revistas e outros sites), são mostradas as certificações em gerenciamento de projetos: PMP® (Project Management Professional) do PMI® (Project Management Institute) e ICB® (IPMA Competence Baseline) do IPMA® (International Project Management Association). E ao final deste capítulo, o autor nos brinda com 50 questões similares às utilizadas nos exames de certificação em projetos.
Quanto às questões éticas para o exercício da profissão de gerente de projetos, o autor apresenta um documento de 1982 elaborado por Ireland et al., que foi apresentado no Simpósio de Gerenciamento de Projetos de Toronto no Canadá. Este documento é um dos precursores a abordar o tema. Com sintéticos 21 itens (agrupados em 4 artigos) trata das questões do exercício profissional, do respeito às leis, da liderança e do tratamento equitativo aos profissionais da equipe, da confidencialidade das informações, das questões de conflito de interesse, de benefícios pessoais e honestidade.
O título do livro não poderia ser mais adequado “O gerente de projetos na empresa”. Um livro para se ter na empresa, para se ler na empresa e para se aplicar no dia a dia!