O filme Stigmata foi lançado em 1999 ( fim do milênio) e alguns diretores lançaram filmes nesse estilo, porém a diferença é que Stigmata não está projetando professias para o "fim do milênio", mas mostrando sobre os aspectos da fé e da ciência, sem a intenção de dissecar o assunto sob uma ótica didática.
Mostra uma excelente fotografia do Vaticano e dos possÃveis " bastidores" de ordenamentos que gerenciam a fé católica no mundo e numa outra linha os " bastidores daqueles que não querem as revelações da Santa Sé. Entretanto o Diretor Rupert Wainwright o faz sob o dinâmica que não se perde entre o viável e ao que um filme do gênero se propõe!
Diretor e roteirista trabalharam juntos e a direção de arte foi perfeita com a trilha sonora.
Mostra a cidade onde vive a jovem Flankie Paige ( PatrÃcia Arquete) no tÃpico estilo de vida da mulher moderna em seus melhores closes.
Os fenômenos sobrenaturais que ocorrem com a jovem Paige, são exibidos com os efeitos de filmagem dentro de uma medida que consegue tornar o filme agradável da época da sua produção até os dias de hoje.
As cenas são montadas entre um fenômeno paranormal e um trem com pouca luminosidade que descontrolou a velocidade, isto é, os efeitos cinematográficos singelos e moderados.
E as demais cenas dos stigmas ocorrem dentro da mesma ambientação e estilo.
Não foi deixado de lado que os fenômenos que causaram ferimentos fossem aferidos entre médicos, exames e hospitais.
Os diálogos são fluentes e cada esfera e ambiente está contextualizado.
Quando começa a interação entre o Padre Andrew ( Gabriel Birne) e Paige num recanto de drinks e flores, tudo acontece num ritmo suave e fluente.
Muitos crÃticos não perdoaram a cidade fictÃcia de Belo Quinto que foi mostrado com beleza e criatividade.
Muitos crÃticos "azedos" não aceitaram o idioma espanhol no Brasil, mas dessa vez o idioma português apareceu mais contundente e audÃvel.
Inclusive o que gerou o Stigmata sob a jovem Paige deu-se por um objeto sacro retirado do ataúde de um Padre de grande influência na cidade (fictÃcia) de Belo Quinto aonde os fenômenos paranormais estavam ocorrendo e sendo investigados pelo Padre Andrew. E esse objeto chegou até a Paige como um presente de sua mãe em viagem pelo local.
O filme é de um suspense moderado, um teor religioso obedecendo a linha mistério e segredo da Igreja Católica com um toque de Ordenamentos secretos aonde o Padre Andrew será o agente dessa investigação que terá toques sutis de romance. Stigmata é uma referência no estilo e já garantiu seu lugar de Clássico.