Só agora pude ler esse livro tão comentado. Lançado em 2019, Torto Arado tornou-se o maior acontecimento do mercado editorial brasileiro em muito tempo, lançando um autor desconhecido ao estrelato. Mas qual o motivo de tamanha comoção? Para começar, a inegável qualidade literária de sua prosa. Com frases concisas, vocabulário acessível e construção poética, Itamar Vieira Junior domina o ofício de escrever e envolve o leitor sem qualquer esforço. Não desperdiça palavras, vai direto ao ponto. Outro motivo do grande sucesso é o tema tão atual e necessário: a herança escravocrata, o racismo ainda presente em nossa sociedade e a opressão feminina. E uma atmosfera espiritual presente em seres encantados na prática do Jarê.
Bibiana e Belonisia são as personagens principais. Negras, pobres, fortes e complexas, enfrentam as adversidades, representam a vida de milhares que, como elas, são subjugadas diariamente por uma sociedade patriarcal e preconceituosa, mas não desistem, nutrem, apesar de tudo, a esperança de um muqzndo melhor para seus filhos.
O autor Itamar Vieira Junior. baiano, negro e doutor em antropologia encontrou no recôncavo baiano, na Chapada Diamantina, a história dos "seus antepassados" e demonstra, com o romance, que pouca coisa mudou.