MMORPG é um estilo de jogo construÃdo para ser repetitivo. Aqueles que reclamam de grind, certamente ou nunca jogaram MMORPG (ou até mesmo RPG de fato), ou de fato não nasceram para esse gênero. World of Warcraft é a glória dos MMO e seu tempo no mercado o amadureceram bastante. O ponto forte do tÃtulo é a lore e a imersão que o conceito de fantasia agrega ao jogo. Você pode ser desde um berseker que ataca com duas armas de duas mãos a um incrÃvel poderoso feiticeiro de gelo que estilhaça os inimigos.
Depois de 10 anos jogando, ainda tem muita coisa para aprender e conquistar. Se você gosta de montarias, pets de batalha, memes, referências únicas dentro de um jogo, World of Warcraft foi construÃdo para você. E em termos de competititvidade, o PvP atualmente está 6/10, mas, com o advento da nova expansão que já está a caminho, Shadowlands, é provável que essa nota finalmente tenha a justiça que merece.
E em termos de PvE, eu parabenizo a Blizzard por continuar trazendo lutas criativas, conteúdo de qualidade depois de 10 anos. Essa é uma área do jogo que NUNCA, reitero: NUNCA fica repetitiva. O zelo ao PvE é o que mantém milhares de jogadores veteranos na ativa.
Por último: pare, escute e admire. Para chegar ao nÃvel Blizzard em Música e Ambientação, as empresas recentes vão ter que comer muito arroz com feijão.
Não existe MMORPG mais bem arquitetado, na minha opinião.