Deveria riscar ela inteira e criar apenas um novo artigo. "Toda relação trabalhista deve ter o consentimento de ambas as partes.".
Se uma relação trabalhista teve o consentimento de ambas as partes então ela é benéfica para ambos os lados a menos que a inteligência de um dos lados seja questionada. Porém toda a CLT se baseia na ideia de que empregados e empregadores são inimigos naturais e os nobres políticos redatores da CLT são os verdadeiros aliados dos trabalhadores.
Além da própria existência da CLT ser uma prova da arrogância dos políticos que a escreveram de acharem que tem o direito de dizer como as pessoas podem ou não trabalhar e empregar. Na prática eles apenas criaram mais e mais desemprego, pois cada um dos artigos dificulta que uma relação trabalhista formal ocorra. E sendo uma relação trabalhista consensual benéfica para ambos os lados, isso só prejudica trabalhadores e empregadores.
Não é surpreendente o alto nível de desemprego e informalidade que existe no Brasil. Não foi um terremoto, um furacão ou um desastre natural que impediu as pessoas de trabalharem e produzirem. Foi algo pior, foram políticos que proibiram as pessoas de trabalharem com vária leis estúpidas e arrogantes como aquelas dentro da CLT.