Vocês acham que o Comunismo e Socialismo são regimes opressores como o nazismo-fascismo ou são como qualquer outro sistema político?
Historicamente, o comunismo é tão opressor quanto o nazismo ou como os fascismos que encontramos ao longo do século XX e em alguns lugares (sob outros parâmetros, já que política e sistemas são conceitos em constante mutação) até hoje. Você pode pegar as primeiras aplicações desses regimes (URSS, Alemanha, Itália) e ver como os filhotes políticos dela, em qualquer espectro ou lugar, matou, censurou e destruiu.
Podemos dar dezenas de exemplos com intensidade, motivações e lados políticos, todos demonstrando o mesmo tipo de horror: países do Pacto de Varsóvia, ditaduras latino-americanas, ditaduras africanas, Portugal na Segunda República inteira e início da Terceira República, Espanha de Franco, países do Oriente Médio sob égide muçulmana (em diferentes estágios) e Extremo Oriente, como a China comunista, o totalitarismo juche da Coreia do Norte, as ditaduras comunistas no Sudeste Asiático e o Japão fascista de Hirohito... a lista é longa.
O legal da pergunta é que adiciona a dúvida sobre "qualquer outro sistema político". Eu sempre tenho uma regra básica ao abordar esse assunto. A regra é: não se pode relativizar nada quando se trata de um Estado-Milícia dominador, com mão única no poder. Não interessa o espectro, não interessa a motivação (normalmente fantasma) que fez com que ele existisse. Esse é o Estado que irá prender ou matar que for contrário a ele. Que censura o que lhe é contrário. Não se relativiza isso. Por isso respondi direto a primeira parte pergunta, com a listinha e com mini contextos de exemplo.
Agora, numa fase dois, é interessante pensar em como esses discursos vão se "humanizando" e ganhando ares revolucionários onde o culpado é sempre o boicote externo (veja a Venezuela) ou de uma clara marca de segregação e cassação de liberdades individuais, como se vê na porrada de partidos marrons na Europa de hoje, todos em franca ascensão, após o tsunami de migração (não é o único motivo, mas foi a gota d'água).
E numa fase 3, só para colocar lenha na fogueira, tente pensar tudo isso pelo lado econômico. Por que é tão bonitinho ser amigo político de ditaduras como as da Arábia Saudita e da China; ou tornar intocável a ditadura do Irã; e simplesmente condenar ditaduras como as de Cuba, Angola ou Zimbábue?
Analisar essas coisas uns 15 anos atrás era muito, muito mais simples. É por isso que as pessoas normalmente se perdem quando começam a "discutir" a coisa toda e não raro, você é chamado de nazista ou comunista adorador de Stálin. Tentam defender um lado (mesmo os indefensáveis) e, pra piorar, acabam misturando tudo. Como se a coisa já não fosse muito complexa quando se tenta ler com calma...
cansei de escrever