Um filme muito complexo a nÃvel emocional, pode ser confuso a nÃvel de história, mas, certamente faz-nos pensar no nosso percurso que é a vida, eu no meu caso nunca tinha chorado num filme dos Studio Ghibli (um pouco de humidade nos olhos a mais no caso do Grave of the Fireflies e no The Wind Rises, cujas histórias são fortes) mas, só mesmo no final do filme é que me caiu mesmo a ficha e dei por mim a chorar (nem sabia bem o porquê na altura). A arte de animação manual tem de ser valorizada a todos os custos, as novas tecnologias podem ser boas para muito, mas, neste caso estão a estragar o que de facto são ideias realistas (como está a acontecer em grande parte da arte criada estes dias que correm infelizmente...).
Também me pareceu que na história houve várias referências a filmes do Studio Ghibli e a cronologia do percurso de vida do Sr. Miyasaki. Deverá ser um dos motivos pelo qual o filme demorou imenso a fazer (quando geralmente demora imenso na mesma 😅).
Em termos de argumento e história em si não tem nada a ver de facto com os seus trabalhos anteriores tal como vários crÃticos dizem (e isto requer ter visto, como eu vi, grande parte dos filmes dos Studios Ghibli).
Por outro lado, é um filme que para mim preenche todas as faixas etárias mesmo (mas isso melhor alguém de Sociologia que o diga 😅).
Acho também que o filme pode demorar a perceber e ser necessário rever mais uma ou outra vez.