Com raras exceções geralmente bons livros dão boas pelÃculas. Não é diferente com este filme de 2005, do homônimo livro de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito".
Um drama leve, agradável de se ver e que prende a atenção do inÃcio ao fim. O enredo explora a beleza do amor que enamora em sua forma mais pura e romântica mas o drama fica por conta do orgulho e preconceito que acaba por criar os principais embates e as várias reflexões do filme.
O elenco é suficientemente capaz e Keira Knightley salta aos olhos apesar de Rosamund Pike chamar a atenção. As câmeras produzem excelentes fotos e a direção de Joe Wrigh é bastante competente. Apesar de não levar, o filme concorreu em quatro categorias do Oscar.
Não espere momentos explosivos mas a serenidade em um drama que conta a história de cinco irmãs sem irmãos de uma famÃlia aristocrata rural e ao que parece quase falida, que precisam enfrentar questões relacionadas à importância do casamento para a mulher na época e diversas questões morais impostas por uma sociedade guiada pelo fator comportamental. Vale muito, assistir!