É uma proposta muito sofrÃvel de continuação da trilogia. O papel do Neo como um designer de games foi muito ruim. Não dá pra acredtiar que ele vive aquele mundo mesmo. É uma encenação canhestra de uma suposta genialidade dele que o deixa a beira de um colapso mental a cada 6h. É risÃvel.
Os personagens de apoio também não tem profundidade ou sinergia com a trama. São aleatórios. O agente Smith, os Exilados, a equipe dos mocinhos, tudo sem amarração. Parecendo trama de Netflix ruim, aqueles filmes pastelões que terminam sem nexo algum.
A proposta de trazer um reboot 4.0 pra trama, dar um ar novo, fora dos anos 90/2000 foi um desastre. E não falo isso como um fanboy da série. O filme é vazio de contexto e motivação no universo. Os antagonistas são muito estereotipados (exceto o MerovÃngio, vá lá...) e não têm um carisma e propósito crÃveis. Não dá pra embarcar na trama.
As referências sutis são mandadas pro esgoto com as cenas-âncora da trilogia pipocando a toda hora ( e nos momentos chave!) e até o gato preto (deja vu) sendo usado igual confeti no carnaval! Haja paciência! O filme faz piadas internas com as referências usadas na trilogia.... já vi filme ruim, mas esse aà tá de parabéns!
Foi uma sucessão de decepções. Lamentável ver que ficou um pacotinho bonitinho, sem sentido e insosso.
A Warner pode usar a sequência "Matrix Retirement" para fechar.