Mano, esse filme รฉ bom (pra mim), mas eu acho tanto vรกlido quem achou o melhor filme do mundo quanto pra quem achou o pior lixo que jรก viu.
Triangulo da Tristeza รฉ um filme de critica social obvia (pra quem jรก compreende o mundo assim) e que pode despertar uma forma de pensar diferente pra quem nunca tinha entendido o mundo dessa forma.
Nรณs temos os trabalhadores do Iate sendo menosprezados, descartados, obrigados a fazer o impossรญvel (Como limpar velas de um barco sem velas) para agradar ricos que agem como ricos agem, ร melhor moda burguesa, por uma promessa de grande remuneraรงรฃo pรณs humilhaรงรฃo. Ao decorrer do filme nรณs percebemos a รณtima analise de que nem todo rico รฉ ''malvadรฃo'', apenas sรฃo entupidos de ideologia burra, a ponto de agir de acordo com essa ideologia, o que os leva a grande ironia de que o mundinho perfeito da bolha deles รฉ furada justamente pelo produto com o qual dois deles ficaram ricos, exemplificando a frase do prรณprio Marx que aparece no filme ''O รบltimo capitalista que pendurarmos serรก aquele que nos vendeu a corda'' na prรกtica. Depois nรณs vemos a triste realidade de que essas pessoas que mal sabem como chegaram ร riqueza realmente, sรฃo forรงadas a sobreviver por conta prรณpria e descobrem que em um mundo onde o dinheiro nรฃo compra o serviรงo alheio, eles sรฃo inรบteis e quem sabe fazer o serviรงo รฉ que tem a moeda para compra-los (Inclusive os seus corpos, como fazemos na sociedade atual por pedaรงos de papel), mas o poder sempre corrompe, e depois de tanto tempo sendo colocadas em posiรงรฃo de inferioridade, รฉ difรญcil ver os lรก de cima em posiรงรฃo de igualdade. E em qualquer sociedade que o individuo nรฃo consiga se enxergar no seu prรณximo, existe abuso de poder do mais farto.
ร um filme que vocรช precisa assistir sem pretensรฃo, mas com seu viรฉs politico e ideolรณgico afiado, porque a graรงa (e o gosto) dele se baseia no que vocรช analisa sobre a sociedade.
O filme รฉ uma escalada de absurdos, dรชs do inicio ele vai dispondo de cenas desconfortรกveis e eu nรฃo estou falando sรณ de desconforto genรฉrico, como a cena dos vรดmitos (Que รฉ desconforto comum), sรฃo desconfortos sociais, que significam mais pra mim ou pra vocรช, que causam repulsa, raiva, tristeza, mas quase nunca um alรญvio, nada nunca alivia. Vocรช vai ficar constantemente dividido entre o certo e errado das escolhas de algum personagem, vai chamar ele de herรณi em algum momento sรณ pra depois ver ele como algo asqueroso
Tem cenas que atรฉ abusam da sua expectativa de forma quase cruel
(SPOILER)
Como a cena do cara matando o burro, que a primeiro momento vocรช pode ficar com dรณ do animal, enquanto os caras comemoram, mas o burro nรฃo morre, e entรฃo ele tem que voltar lรก e morrendo de dรณ resolver o problema que ele mesmo comeรงou nesse รญmpeto social por ser um ''Homem alfa caรงador'' e termina deprimido. Ou entรฃo a cena lรก do comeรงo em que a velha manda a Alicia entrar na piscina e vocรช fica com aquela angustia em querer saber se ela vai acatar a cliente perigando ser demitida, ou se vai desacatar a cliente... perigando ser demitida
Sรณ que aรญ, o filme termina com um final totalmente broxante atรฉ pra quem estava curtindo, totalmente previsรญvel e que na ideia de ''deixar em aberto'' acaba sรณ criando uma cena vazia que termina com um buraco gigantesco. Parece que exatamente ali acabou o orรงamento pra pagar o editor e ele apagou o fim do filme.
Mas รฉ, o filme foi bom pra mim, sรณ tinha um potencial que nรฃo aconteceu.